Marlon Brando, Jr. (Omaha, Nebraska, três de abril de 1924-Los Angeles, Califórnia, 1 de julho de 2004) foi um ator norte-americano de cinema e teatro. A tua formação e instrução teatral foi levada a cabo por Stella Adler, uma das mais prestigiadas professoras que montou o serviço de Stanislavski, em Nova York; alguns sábados acorria ao Actor’s Studio interessado nas aulas de Elia Kazan.
tornou-se mundialmente conhecido pela década de 1950, por tuas intervenções em videos como Um bonde chamado desejo (1951), Viva Zapata! 4 milhões de dólares que obteve por 10 minutos de aparição pela tela. Terminada a tua geração, começou a trabalhar em diversos teatros de temporada, até que, em 1944, conseguiu um papel na Broadway, I remember Mama que seguiria Candida, de George Bernard Shaw.
- Até bem recentemente eu não gostava nada de destinar-se ao cinema, qualquer plano melhor do que este
- Em selos, também não me irei gastar, pelo motivo de irão todas ao mesmo público
- o Que você está fazendo
- Nas Filipinas, foi apresentado em ABS-CBN
- Rei de Portugal anterior
- Agosto de 1974: Filmagens em Orvilliers. (Cena da viagem de automóvel)
- FUTEBOL – PREMIER Todos os resumos
- Capítulo 3×061 (540) – “auto-Estrada para o Inferno”
Em 1946 e que antes de fazer um nome no círculo teatral, chamou a atenção numa pequena obra chamada Truckline Café. A atuação de Brando foi tão realista que a crítica Pauline Kael chegou a confiar que o ator estava sofrendo um ataque real no palco. Poucos anos depois, se tornou uma estrela do teatro quando interpretou a obra de Tennessee Williams, Um bonde chamado desejo, dirigido por Elia Kazan.
Brando sabia que a Williams estava realizando entrevistas pra escolher os atores pra tua obra e fez-lhe uma prova, a partir da qual ganhou o papel de personagem. Sua primeira aparição no cinema foi em 1950, no filme The Men, uma história sobre o assunto veteranos de batalha que finalizou com alguma deficiência.
Fiel ao seu jeito de ler os protagonistas que interpretava a agir em conformidade com eles, Brando passou um mês em um hospital militar para preparar o seu papel. O ator interpretou um soldado ferido em guerra, paralisado da cintura para nanico.
nesse primeiro video, conseguiu impressionar com uma análise sensível e introspectiva. Nos primeiros anos do cinema, Brando manifestou uma falta de interesse total das convenções da indústria cinematográfica, atuando de acordo com teu próprio critério. Com isso, influenciou outros atores como James Dean, Paul Newman, e bem como, mais tarde, Al Pacino, Jack Nicholson e Robert De Niro.
Brando teve um sucesso muito maior no momento em que atuou no filme de 1951, Um bonde chamado desejo , baseada pela peça teatral que já havia interpretado. No video contracenou com Vivien Leigh, Karl Malden e Kim Hunter.
Foi indicado ao Oscar como melhor ator neste video, e os 3 anos seguintes, obteve novas tantas nomeações por tua atuação em Viva Zapata, Júlio César e On the Waterfront (lei do silêncio). Por esta última Brando adquiriu o Oscar de Hollywood. Por causa esses sucessos, a carreira de Brando continuou em ascensão. Afinal de contas, pela década de 1960, trabalhou em videos relevantes como a Rebelião a bordo, onde interpreta um Fletcher Christian atormentado entre a honra e a decência, ultrapassando a versão anterior de 1935, com Clark Gable.
Também participou Da matilha humana, de Arthur Penn, Reflexos num olho dourado de John Huston, e A condessa de Hong Kong, dirigido por Charles Chaplin, onde teve por casal Sophia Loren. No começo da década de 1970, a aparência de Marlon Brando mudou de uma figura atlética uma pessoa com tendência à obesidade e aparência eremita, alguma coisa decadente, quase irreconhecível.
no começo dos anos 70 se lhe apresentou a chance de interpretar o chefe de uma família mafiosa em O robusto chefão, fundado em um romance de Mario Puzo. Foi Brando que insistiu que se fizesse uma prova filmada do personagem interpretado por ele, e ocupou-se pessoalmente da maquiagem.