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A Representação Da Guerra Do Dia 5 De Maio, Em uma Cidade Mexicana

A Representação Da Guerra Do Dia 5 De Maio, Em uma Cidade Mexicana 1

The present paper aims to examine an ethnographic descrição of traditional festivity, namely the representation of the 5 de Maio de Guerra, in a Mexican community. Such a festivity is an event of a civic nature and takes place every single a year in the location of Texcoco, a municipality of the State of Mexico.

By actualização que vale apena levar em conta Victor Turner’s proposal along with French Structuralism approach, the festivity was analyzed as a performance gênero of social drama; which permitted the understanding of the event’s significance. Key words: social drama, performance, ritual, representation, the 5° May Guerra. Palavras-chave: drama social, performance, ritual, simulacro de Briga, de 5 de maio.

Turner (1987) pensava que o utensílio essencial da vida social é a performance; o homem é um homem que representa papéis continuamente: é um homo ödevi. Daí que contemplara a promessa de que os diferentes grupos sociais e culturais fossem por intervenção de suas performances. Com o anterior, como alegação, a Antropologia da performance (1987) Turner postula que os atos de representatividade, como as festas, carnaval, teatro, máscaras, danças, desfiles, shows, comícios expressam para o enxergar ligado princípios, valores, realidades, fins e significados.

O instrumento privilegiado da performance é o corpo humano que dramatiza e experimenta. Um organismo situado em um tempo e espaço específico, um organismo a que é submetida a técnicas, hábitos, competências, disciplina pra ser qualificado de fornecer certos efeitos.

assim sendo, a performance é um ato de insight criativo ao longo da qual os eventos e parcela da experiência vivida é resignificada. Ante esse pressuposto está a premissa de Turner (1987) de que o homem é um animal abordagem auto-performática, o desempenho, o homem se revela a si mesmo e aos outros pela história, nos processos sociais. A partir de tua atuação reexperimenta o passado, o que remete entretanto em um sentido prospectivo, graças ao qual é possível decidir metas e modelos de a experiência futura.

São Miguel Tlaixpan é um povoado do somontano, encontrado a só dez km da sede municipal de Texcoco; corresponde à zona onde os morros descem pra planície. Nesse público os principais cultivos comerciais são as frutas, as flores e, como culturas de subsistência, o milho e o feijão.

Se caracteriza por tuas casas tendem a se juntar em redor da igreja e da praça cívica, mas encontram-se mais dispersas do que as cidades da planície do lago de Texcoco. É uma comunidade onde todos falam português e só alguns anciãos que entendem o idioma.

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não obstante, a maioria das parcelas ou solares domésticos continuam identificando com termos em nahuatl (Zacatenco, Teopanixpa), assim como os nomes de alguns itens domésticos, como o meclopil (pedra pra moer). Salvo este detalhe, o seu semblante é o de um povo mestiço. De fato as pessoas de San Miguel sabe como e por que se iniciou o simulacro.

Alguns se atrevem a sobressair que se precisa ao episódio de que alguns habitantes desse ambiente se enfrentaram nesta batalha. Outra versão afirma que os franceses chegaram por este rumo, fugindo dos zacapoaxtlas. Os índios que conheciam bem o terreno sabiam que mais adiante havia uma garganta muito profunda e que se cortava uma ponte, não havia escapatória para os soldados da França. Deste modo que o fizeram, e os franceses começaram a cair pela barranca até que ela se encheu de tal jeito que os que vinham ao encerramento puderam cruzá-la pisando os corpos inertes. O que se poderá narrar com mais certeza é que o simulacro se vem representando desde por volta de 1920, porque são 3 gerações, em razão de participaram nele.

A tradição, os protagonistas e a liga ao grupo, herdam as famílias. Vários dos que agora ultrapassa os 60 anos de idade, relatam que eles iniciaram sua participação, durante o tempo que moças, influenciados por alguém de sua própria família.