Publicado em

Fedora Linux

Fedora Linux 1

O projeto não procura somente incluir software livre e de código aberto, entretanto ser o líder por este âmbito tecnológico. Ao longo das primeiras 6 versões foi chamado Fedora Core, graças a que só incluía os pacotes mais significativas do sistema operacional. De acordo com a DistroWatch, o Fedora é a oitava distribuição de Linux mais popular, por trás de MX Linux, Manjaro Linux Mint, Ubuntu, elementary OS, SolusOS e Debian.

O Projeto Fedora foi criado no fim de 2003, quando o Red Hat Linux foi descontinuado. O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) continuaria sendo a distribuição Linux de forma oficial suportada pela Red Hat, durante o tempo que que o Fedora seria um projeto comunitário. Ramo de versões de LINUX decorrentes das versões do Fedora.

  • 1 História 1.1 Século XX
  • 2004: Finding Neverland
  • 29 Leo Snart/Citizen Cold
  • Última aparição: no Country for Old Dads (Legends of Tomorrow)
  • 121 Transferir Nikita (desambiguação) Nikita
  • 3 Abandono do motor Presto

O nome do Fedora deriva do Fedora Linux é um projecto formado por voluntários e de uma apoio de software adicional pra distribuição Red Hat Linux, e o inconfundível chapéu Fedora usado no logotipo da distribuição comercial. O Fedora Linux foi enfim absorvido no Projecto Fedora.

o Fedora é uma marca registrada da Red Hat, ainda que isso de imediato tenha sido anteriormente disputado pelos criadores do projeto de repositórios do Fedora, o defeito foi resolvido. As principais edições do Fedora são Workstation, Server e Cloud, esta última é formada para máquinas virtuais.

O Fedora Spins são edições do Fedora que utilizam ambientes de serviço diferentes pro Fedora Workstation (o qual utiliza o GNOME), as quais são o KDE, Xfce, LXDE, MATE, Cinnamon e SoaS. O Fedora Labs é um conjunto de edições do Fedora com software pré-instalado para uma meta específica, como a astronomia, o design, os jogos eletrônicos, robótica, computação científica e da segurança informática. Existem numerosas escolhas de instalar o Fedora.

A primeira é por intermédio de uma imagem de disco ao vivo, que contém todo o software obrigatório depois da instalação. Também existem imagens de disco chamadas netinstall, onde o software tema é o mínimo, e o resto é transferido. DNF é o gerenciador de pacotes padrão do Fedora através da versão 22, no entanto neste momento estava acessível desde o Fedora 18. DNF é um fork do YUM, o gerenciador de pacotes usado pela distribuição. Existem 4 repositórios mantidos pelo Projecto Fedora a começar por onde você poderá adquirir o software. O repositório fedora armazena todo o software com o qual se desenvolve uma versão (do que se separa da versão em desenvolvimento).

Quando uma versão é lançada, o repositório fedora se mantém sem transformações. É representado pelo arquivo fedora.repo. O repositório updates armazena todas as atualizações de software do repositório fedora, principalmente na versão estável. É representado pelo arquivo fedora-updates.repo. O repositório updates-testing armazena todos os pacotes candidatos a acrescentar no repositório updates É representado pelo arquivo fedora-updates-testing.repo. O repositório rawhide corresponde aos pacotes da versão rawhide, a qual mantém modelo de desenvolvimento rolling-release.