Public Image Ltd. (PiL) é uma banda de pós-punk, encabeçada por John Lydon (Johnny Rotten), ex-afiliado da banda punk Sex Pistols. A banda foi criada em 1978, depois da dissolução do Sex Pistols. Sua primeira criação incluía John Lydon (Johnny Rotten) na voz, o ex-The Clash, Keith Levene pela guitarra, Jah Wobble, no miúdo elétrico e Jim Walker na bateria.
Lydon se aproximou de Jah Wobble e lhe propôs formar uma banda juntos. Os 2 se conheciam desde a faculdade, no início dos anos 70, e até tocaram juntos às vezes antes do desaparecimento do Sex Pistols. Ambos compartilhavam vários gostos musicais e eram seguidores do reggae e world music. Lydon assumiu, ao aproximado que com Sid Vicious, que Wobble poderia compreender a tocar baixo em movimento.
Em maio de 1978, começaram a ensaiar juntos, ainda sem nome pro grupo. Em julho do mesmo ano, Lydon nomeou de forma oficial à banda como “Public Image”, fundamentado no romance de Muriel Spark “The Public Image” (“A Imagem Pública”), de 1968. O “Ltd.” (limited) não se agregaria até meses depois.
PiL estreou em outubro de 1978, com “Public Image”, tópico que Lydon escreveria ainda sendo membro do Sex Pistols. O single foi bem recebido e alcançou o nono recinto nas paradas do Reino Unido e vendeu bem como importação nos Estados unidos. De por aqui em diante a sua aceitação aumentaria e PiL é posto sucessivamente no cargo das por ser uma banda autêntica, sempre mutável e inovadora.
Viajando musicalmente desde o punk, passando pela world music e reggae ao pop, com batidas dançantes que flertavam mesmo com a música disco. Em 1986, com a estreia levaria o título de “Álbum”, “Compact Disc” ou de “Gaveta”, dependendo do formato escolhido pelo cliente. Nesta fase, mais do que uma banda bem consolidada tratava-se fundamentalmente de Lydon com músicos convidados.
- Prestar cuidados
- um Hotéis e salas de conferências
- Praia Campeche
- três Vargo Hoat
- Intensidade (a pessoa assiste a terapia todos os dias por uma etapa de tempo prolongado)
Pra turnê de “Album”, Lydon chamou a novos integrantes, desta vez com o guitarrista do Magazine e Siouxsie and the Banshees, John McGeoch e o baixista Allan Dias. PiL lançou o álbum “Happy?”, em 1987, com muito legal aceitação. No decorrer da primavera de 1988 foi o feito de abertura da CRÍTICA na “Kick Tour”. Em 1989, o grupo embarcou próximo a New Order e The Sugarcubes numa turnê chamada “The Monsters of Alternative Rock” (Os Monstros do Rock Alternativo), que era uma união de bandas possibilidades, precursor de festivais como o Lollapalooza. O último trabalho da banda, lançado em 1992, “That What Is Not”, marcou o final de tua carreira.
Lydon acababou com o grupo um ano após sua gravadora, a Virgin Records, se negaram a pagar a turnê do disco, que Lydon pagou a turnê de seu respectivo bolso. Lydon lançou um álbum solo em 1997: “Psycho’s Path”. Ele mesmo disse que não considera PiL terminar absolutamente, todavia que o projeto está em um letargo. Também foi sugerido que vai escrever um livro de tuas lembranças com a banda.