Publicado em

85, 87, 42, 46, 39, Oitenta E Nove

85, 87, 42, 46, 39, Oitenta E Nove 1

nasa cardoso são um público indígena que habita o departamento do Cauca na região andina do sudoeste da Colômbia. Os municípios com maior população Nasa são Toribío, Páez e Caldono. Além do Cauca, há novas comunidades nasa nos departamentos de Valle del Cauca, Putumayo, Tolima, Huila, Caquetá e Objetivo. Os membros nesse público vivem nas zonas temperada e fria, entre duas 1 mil e três mil metros de altitude, em lugares denominados de facções, que são terrenos pertencentes aos protectores. O abrigo é uma associação de origem colonial, que concede ao indígena um estabelecido território pra viver e semear, sem que se possa vender as terras a pessoas que não pertencem à tua comunidade.

Cada protector governa por intermédio de um conselho deliberativo, eleito anualmente, no encerramento de dezembro e posicionado o primeiro de janeiro pro presidente da câmara municipal similar. Os nasa falam o português e o idioma cardoso, esse último pertencente às línguas chibchenses. Os paéces se localizam organizados com os indígenas guambianos no Conselho Regional Indígena do Cauca. Segundo a toponímia se deduz que os nasa habitam no vale geográfico do rio Cauca.

O nome original de os paéces provém dos termos de povo ou apirama. A denominação de paeces é uma castelhanização de pats, para a direita (do rio Cauca), região montanhosa da cordilheira Central, onde se manteve a resistência. Ao que parece, a fase encerramento da chamada cultura neblina, foi protagonizada pelos nasa, que se destacaram desse jeito como ourives, ceramistas e agricultores. Fugiram do vale geográfico e se refugiaram nas montanhas pra resistir à conquista espanhola. O modo de perda cultural esteve entrelaçado, desde em vista disso, com a erosão das bases econômicas da liberdade e o paulatino recorte do território.

O programa de Simón Bolívar e os primeiros decretos do governo da Grã-Colômbia reconheceram as terras de Resguardo indígena e propiciaban a devolução dos automóveis. Este programa não foi cumprida e os fazendeiros caucanos estiveram a todo o momento a aterrorizar a nasa na terra e reduzindo a extensão dos Protectores, por intermédio de dezenas de normas e armadilhas.

  • 2002 – 2009 Popstars: the rivals, e Girls Aloud[editar]
  • Serviço gratuito de biblioteca
  • No ano de 1999, as festas receberam o prêmio Camarão de Ouro de Mar Menor Televisão
  • 1 Novelas do oeste
  • Theo James: ‘Se uma moça cheira bem é uma coisa que todo homem se lembra de’

Quentin Lambe dirigiu desde o começo do século XX, a luta na recuperação dos Resguardos indígenas do Cauca. Em 1970, a nasa com outros povos indígenas do departamento, organizaram o Conselho Regional Indígena do Cauca CRIC para recuperar a terra, proteger a cultura e tomar a independência.

Sua luta, marcada na repressão, assassinatos de líderes e os massacres, permitiu que 544.000 hectares sejam reconhecidas como território indígena do Cauca. Junto com os outros povos indígenas do nação, conseguiram que a Constituição de 1991 reconhecimento dos direitos fundamentais dos povos indígenas, como a liberdade e a inalienabilidade dos Protectores.

Em meados de dezembro de 1991, na fazenda Do Nilo foram aniquilados por paramilitares 24 nasa, incluindo meninas. Isso expressa a contradição que hoje se vive: avanço no reconhecimento de direitos e recuperação do território, todavia sofrimento e traço para a selvajaria e o conflito armado que vive o país. As sondas são regidos por assembléias gerais que escolhem em cada Recibo ou comunidade, de um Município, o qual tem seu respectivo Governador.

contudo, a autoridade, exercida ouvindo principalmente, os idosos (pessoas mais velhas da comunidade, que bem como são os guias do povo). Cada município pertence a uma Associação por área, que é reconhecida, também, como entidade oficial. Estas Associações pertencem ao CRIC, se bem que alguns cabildos preferem se comunicar diretamente com AICO. Em cada grau existem comitês e programas de educação, saúde, cultura, território, economia, justiça.