Publicado em

A última Crioula Do Sul Da Índia

A última Crioula Do Sul Da Índia 1

Nervos na antiga moradia dos D’Cruz. Em menos de uma hora, o menor Joel será batizado pela catedral de Cananor. Encontra-se ao virar da esquina, todavia você necessita se vestir de domingo e o jornalista que chama à porta não poderia ser mais inoportuno. Mesmo desta maneira, a senhora D’Cruz-lhe um chá e cede a discussão com uma vizinha, Rita Meyers, no tempo em que termina de alinhar a seus netos, em inglês.

Estamos em um dos últimos famílias euroasiáticos da Índia, em Kérala, onde as paredes parecem feitas pra suportar imagens de Jesus e da Virgem. São herdeiros de uma aventura que começou em 1498, com o desembarque de Vasco da Gama, a poucos quilômetros de distância. Desde deste modo, os portugueses tomaram esposas indianas e geraram uma cultura mestiça, que chegou a acrescentar-se por dezenas de locais, de Bombaim a Macau, de Colombo a Malaca. Além do mais, o português chapurreado foi, durante três séculos, a língua de comunicação entre os europeus de todas as nações, em extenso parcela do litoral oriental.

No sul da Índia, o crioulo português (que não há que confundir com o português padrão de Goa ou de Lisboa) foi a língua própria de uma quinzena de enclaves. Mas, na atualidade um único falante, Yvonne Gonsalvez, atrasa a tua extinção, depois da morte de William Rozario em Cochin, há mais de 5 anos.

Algo melhor é a ocorrência na metade norte, com centenas de falantes em Damão e de Chaul. No dia anterior, no momento em que o padre me apresentou na estrada, as irmãs D’Costa, o meu “excelente dia”, foi respondido por um “agradável dia”.

“. Mas ao oposto de seus pais, as D’Costa neste momento não conseguem associar uma frase. “Quem falava era Marvin Gomes, no entanto ele morreu há alguns anos”, lamenta uma das irmãs. “Mas Percy D’Cruz ainda sabe várias frases”, salta da outra.

  • Iates, López e Polanc a 2’31”
  • 5 Natureza morta
  • Hotel Atlantis na Ilha Paradise, Bahamas
  • 2 Batalha do Mar de Coral
  • 445 Teoria da informação postagem de Claude e. Shannon, 1948
  • GOYTISOLO, J. João sem terra, 1975
  • 5 Robby Krieger Band

Assim morre uma língua. Kannur é o nome oficial do que foi Cananor. O bairro de descendentes de portugueses -inicialmente, o robusto de Santo Ângelo – chama-se nesta ocasião Burnassery, apesar de que se chamou Burnshire, que é o que continuo a encontrar, com suas ruas limpas e seus cercas cobertas de flores. A igreja portuguesa foi demolida há cinco anos pra erguer uma catedral tão extenso como desangelada. Muitos vocais aquelas badaladas, todavia, apesar de estes ocidentais, este é um bairro simpático e sombreamento, como poucos, no litoral indiano. Os mal chamados anglo-indianos (a maioria são na realidade luso-indianos, como o provam seus sobrenomes e seu catolicismo) tiveram fama de alegres na Índia colonial, todavia a dispersão da tribo -passo prévio ao desaparecimento – obriga a melancolia.

“Antes da autonomia tínhamos preferência em estradas de ferro, das alfândegas e outros empregos”, explica Ashley D’Rozario, marido da pequeno das D’Costa. “Muitos anglo-índios não sabiam de que lado entrar e, por não saber publicar nenhuma língua índia, emigraram”.