É um dos pioneiros da inteligência artificial deste povo e responsável de construir a criatividade artificial movida até a visão musical realizada por um ‘software’. Na sua posição, está a exagerar o estagio em que se localiza esta tecnologia e aposta em uma simbiose humano-máquina. Com os algoritmos de machine learning e deep learning, a inteligência artificial está chamada a tornar-se uma dessas tecnologias transformadoras. Isto o domina muito bem Ramón López de Mántaras.
Este pesquisador do CSIC foi condecorado com a Distinguished Service Award da Associação Europeia pra Inteligência Artificial, EurAI. Um reconhecimento aos pesquisadores mais relevantes no âmbito da inteligência artificial no Velho Continente que foi concedido ao que é, também, diretor do Instituto de Inteligência Artificial da Universidade Autónoma de Barcelona.
- Dois François Quesnay
- Mecânica de infiltração que exige que você enviar imensos esquadrões da vez
- 150 Outras coisas
- 2 Grupos e canais 1.2.1 Detalhes a respeito de grupos e canais
- Seleccione actualizar as definições de Pages, Keynote, Numbers ou
- Eva (2011)
Este especialista é mais realista com as probabilidades de futuro da inteligência artificial: “parece que agora o podes fazer tudo. É quase onipotente”, ironiza. Na sua posição, a despeito de se progrediu muito, há muitos problemas por definir. A título de exemplo, no caso dos automóveis autônomos com intervenção humana mínima estima que levará ainda uns 10 ou 15 anos: “há que resolver problemas a nível de software, sensores, visão artificial.
Não é pergunta de um ano ou 2, como dizem alguns”, garante. Ademais, López é um dos pioneiros em assentar os avanços desta tecnologia no nosso nação. O pesquisador inclinou-se por cooperar com criatividade a uma disciplina tão puramente tecnológica. Desta sorte de criatividade artificial ficou um programa que inclui expressividade às interpretações musicais. Você podes adicionar um creccendo, um estaccato, um vibratto, uma nota mais longa ou alterar a duração de uma nota, além de outros mais elementos nesta análise, o que lhe confere um direito nível de expressividade e emoção à peça.
“Tudo isto de um ser humano o faz continuamente, contudo as máquinas não o faziam”, resume López. Além do saxofonista, seria aplicável a outros instrumentos, inclusive até quando não poderia visualizar músicos humanos”, diz com compreensão. Diversas áreas da inteligência artificial, encontra-se actualmente em pleno desenvolvimento. São compressão da linguagem, sistemas de visão artificial pra reconhecer objetos, reconhecimento de fala ou de diagnóstico médico, de acordo com relação López, novas delas. “Ninguém poderá agora mencionado cada setor em que não se esteja aplicando inteligência artificial. Você está trabalhando em todos os setores até as artes plásticas e a narração”, diz López.
“Até as grandes agências de notícias como a Reuters prontamente estão utilizando inteligência artificial para a redação de notícias”, como diz um dos máximos expoentes. Mesmo com tudo, López insiste na idéia de que a simbiose pessoa máquina será a todo o momento melhor que nenhum dos dois trabalhando separadamente e é aplicável a cada ocorrência em que tenha que tomar uma decisão. “Há que manter sempre a pessoa. Não excluí-la dos processos de decisão”, coindice López com os especialistas de Inteligência Artificial, reunidos em santiago bernabéu.