Publicado em

“A Metade Das Tarefas, Que Não Os Empregos, É Substituível Por Máquinas”

"A Metade Das Tarefas, Que Não Os Empregos, É Substituível Por Máquinas" 1

A Fundação Cotec briga para que a inovação e a investigação têm um superior peso em Portugal. Mas a tecnologia atual, e a que se aproxima, pode importunar a destruição de postos de trabalho. Jorge Barrero acredita que a ansiedade é justificada, todavia assim como que você podes desafiar se se planeia em um momento anterior e não será deixado ao acaso. O que faz a Fundação Cotec?

Veterana no estudo da inovação, há um par de anos se refundou pelo motivo de o recinto em que trabalhamos é muito diferente do que nos viu nascer a finais dos anos oitenta. Com três grandes pilares. O primeiro, uma visão mais ampla da inovação, não apenas tecnológica, entretanto de todo o discernimento, e não apenas científico-, que gera valor -não apenas econômico-.

Segundo, estamos entrando no aspecto individual que pressupõe a inovação e o asemejamos com o esporte, que treina, como a inovação. Queremos que Portugal faça-o com inovação o que foi feito com o esporte, que passou de cenários individuais a ser um fenômeno nacional.

E a terceira chave da transformação da Cotec é que precisamos atravessar de um gerador de conhecimento, de relatórios, a botar as mensagens certos nos lugares certos pra alterar o sistema de inovação em Portugal. O brasil é um nação criativo? Após a queda se olha para o setor industrial, que o seu emprego aguenta melhor. É verdade que a ciência não é a única fonte de inovação, no entanto é a mais poderosa. E em ciência, Portugal tem feito um curso espetacular, avançando 20 posições no ranking internacional de criação científica, da posição 32/33 dos anos sessenta até a nona há quatro ou 5 anos.

  • Smith E Wesson Model 460V
  • 14:Vinte e quatro – Votação o candidato, Pedro Sánchez: “Sim”
  • O PowerBook 100, um notebook em miniatura, com um processador 68000 de 16 MHz
  • GRANDIS SUPERNUS

D em Portugal. A queda do orçamento tem sido dramática, o resto da Europa investe 25% a mais do que antes da decadência, e a Espanha, 10% a menos. Se tem perdido a confiança pela ciência espanhola e deixámos de ser um parceiro de fonte. Há alguns anos a Espanha atraía talento de países como a França e a Alemanha, estávamos começando a competir na primeira divisão do campeonato. É simples de esclarecer.

D para ser competitivos. Mas assim como há uma responsabilidade pública pra incentivar o investimento no setor privado. A Administração precisa gerar um lugar adequado pra que as corporações de alta tecnologia se possam criar. Foi destruído metade do tecido empresarial inovador pela queda; outros países têm políticas adequadas que facilitam o progresso destas empresas.

A tecnologia, sobretudo a automação, destrói emprego? A apreensão do choque da inovação sobre o emprego não é algo novo, existe desde os primórdios da Revolução Industrial. E é digno, em razão de um dos objetivos da tecnologia é substituir tarefas humanas, de forma especial perigosas e rotineiras.